
Apresentação
As aulas estão abertas a alunos de todas as idades, a partir dos 6 anos, com ou sem experiência de equitação. A escola da TaG, pela natureza da sua missão, procura promover entre os alunos a solidariedade, o respeito pela diferença, a disciplina e a auto-confiança.
O ensino da equitação começa pela iniciação onde o aluno em aulas em grupo máximo de 4 pessoas, adquire equilíbrio sentado no cavalo, ganha confiança e à vontade nos três andamentos: passo, trote e galope. Nesta fase são ensinadas regras elementares de segurança e as principais tarefas de limpeza do cavalo. Em função da avaliação feita pelo instrutor, o aluno evoluirá para aulas de atelier (qualquer idade) ou sela adultos, dos níveis seguintes: sela 1 a 4. Os alunos que o desejarem poderão propor-se a exame do respectivo grau.
A prática equestre é orientada por treinadores credenciados para o efeito, pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude e pela Federação Equestre Portuguesa e as dinâmicas baseadas na etologia do cavalo são orientadas por formadores e coaches certificados.
Inscrição
A inscrição nas aulas pode ser feita em duas modalidades:
• pagamento de mensalidade fixa de acordo com a frequência de 1 ou 2 aulas por semana
• possibilidade de comprar aula avulso com marcação prévia e pagamento antecipado, no dia do agendamento para a reserva da aula.
A inscrição é feita mediante o preenchimento de formulário e confirmada após pagamento de mensalidade e seguro desportivo obrigatório (artigo 2º do Decreto-lei 10/2009).
Ficha médica IPDJ para tratar do seguro: https://todosagalope.pt/wp-content/uploads/2019/09/exame-me%CC%81dico-desportivo_ipdj.pdf
Os alunos da TaG estão cobertos pelo Seguro da Federação Equestre Portuguesa. (Validade: 1 de Janeiro a 31 de Dezembro)
Funcionamento
Dadas as circunstâncias associadas à pandemia do COVID-19, vemo-nos forçados a alterar significativamente o funcionamento das aulas, e a introduzir medidas de prevenção que nos envolvem a todos e que deverão ser respeitadas, sem excepção. Estas alterações são transitórias e cessarão assim que deixem de se justificar.
– Estão suspensas as festas de aniversário.
As aulas de iniciação têm a duração de 90 (noventa) minutos e as de atelier 120 (cento e vinte) minutos, incluindo o aparelhar, montar e apear do cavalo. Os primeiros 30 (trinta) minutos, de cada uma das modalidades: iniciação, atelier e sela são para preparem-se e prepararem o cavalo.
Para as aulas de sela adulto, a duração varia entre 75 (setenta e cinco minutos – selas 3 e 4) e 90 (noventa minutos – selas 1 e 2)
A progressão para os diversos níveis de Iniciação para Iniciação em Sela e para Sela realiza-se por proposta do treinador com aprovação em reunião de equipa de treinadores, não existindo um número mínimo ou máximo de aulas para a passagem de nível, cada praticante tem a sua própria progressão, a saber:
• para crianças e adultos – no âmbito da Equitação Etológica
• para adultos – aulas dedicadas a ADULTOS
A TaG fornece aos praticantes os toques imprescindíveis à sua segurança. Com o progresso na disciplina aconselha-se a aquisição do seu próprio material.
Horários
As aulas são leccionadas de 3ª a Sábado das 9h30-13h e das 15h-19h30 e Domingos das 9h30h-13h.
No acto de inscrição é marcado um horário para as aulas em função do nível de proficiência do praticante e disponibilidade de instrutor e cavalo.
Tabela de Preços
Inscrição Anual 2020/21 (inclui Seguro FEP) | mensalidade 1x semana | mensalidade 2x semana | ||
Iniciação | 67,50€ | 70 € | 130 € | |
Sela adultos | 67,50€ | 85 € | 160 € | |
Sela + Equitação Etológica | 67,50€ | 85 € | 160 € | |
Aula Avulso | 25€/cada |
Equitação Etológica
Idades / adultos e crianças partir dos 6 anos
Níveis / Iniciação em Sela e Sela
Frequência / Semanal
Duração / cerca de 45 minutos
Horários / (sob consulta)
Cada sessão semanal compreende uma aula de equitação + uma aula de equitação etológica, as atividades estão planeadas para um conjunto de 6 alunos.
Equitação: Técnica equestre e jogos pedagógicos a cavalo
Equitação etológica: Teoria equestre, maneio, exercícios no chão de consciência do corpo (mindfulness) e exercícios com cavalos baseados na Etologia (comportamento) do cavalo.
Os objetivos pedagógicos relativos à técnica equestre serão desenvolvidos progressivamente ao longo de todo o ano letivo:
Propulsão • avançar, acelerar, abrandar, parar • transições: – passo / parado – parado / passo – passo / trote – trote / passo | Equilíbrio • a passo e trote • no cilhão • na sela • montar com ajuda (cilhão e sela) • apear sem ajuda | Direção • conduzir o cavalo a passo e trote • realizar um percurso simples a passo | Destreza e à vontade a cavalo • coordenação de movimentos: acordo entre as ajudas (mãos e pernas) • leitura espacial e adaptação da posição relativamente aos outros cavaleiros • controlo da respiraçãoe das emoções/reações a cavalo • desenvolvimento da resistência física |
No âmbito da Equitação Etológica, a tabela descreve os conceitos e práticas da teoria e maneio equestre que serão explorados ao longo do ano, e os ciclos de aprendizagem social e emocional (ASE) associados a cada um dos períodos letivos:
Período Escolar | Ciclo | ASE | Teoria Equestre / Maneio |
---|---|---|---|
1º Período | Autoestima Gostar de Nós |
• reconhecimento de si próprio (auto valor) • identificação de pontos fortes e áreas de melhoria • autoconhecimento |
• conhecer e respeitar as regras de segurança • conhecer os instrumentos de limpeza do cavalo • identificar as diferentes partes do corpo do cavalo • conhecer as pelagens • identificar os andamentos dos cavalos • conhecer a alimentação do cavalo • abordar o cavalo • colocar o cabeção com ajuda / retirar o cabeção sem ajuda • aparelhar com ajuda / desaparelhar sem ajuda • conduzir o cavalo à mão • fazer a limpeza de um cavalo • iniciativa, autonomia, colaboração em equipa, responsabilidade e respeito relativamente o cavalo |
Autoconfiança Acreditar que Sou Capaz |
• ultrapassar o desafio e alcançar o êxito • autoconhecimento |
||
2º Período | Comunicação Ligação ao Outro |
• comunicar e refletir sobre o impacto no outro • comunicar de forma eficaz | |
Empatia Compreensão do Outro |
• desenvolvimento do perspetivismo (Eu/Outros) • desenvolver a empatia • melhorar a relação interpessoal | ||
3º Período | Convicção e Autocontrolo Sei o que quero/respeito a vontade do outro |
• capacidade de afirmação de ideias e assertividade • autogestão, relação interpessoal e tomada de decisão responsável | |
Disciplina Respeitar as regras comuns e ser fiel aos Valores |
• valores • desenvolvimento de uma atitude positiva (revisitando os ciclos anteriores) • autoconhecimento e tomada de decisão responsável |