O que é o Coaching
Coaching é uma maneira de crescer e de obter resultados na vida pessoal e profissional e é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional que atua a 360º.
Existem o coaching executivo e o coaching de vida. No coaching executivo o foco está no desempenho profissional, o coaching de vida (life coaching) é direcionado para o desenvolvimento de competências noutras áreas para além da profissional.
Seja a título individual ou para equipas o coaching são passíveis de ser trabalhados no âmbito do coaching.
Objetivos como:
- ser mais autoconfiante;
- ter mais autoestima;
- ser assertivo e definir claramente os limites;
- saber comunicar com maior eficácia;
- resolver conflitos;
- gerir o tempo;
- descobrir apetência vocacional;
- desenvolver talentos.
O coaching é assim uma ferramenta que permite ao coachee conhecer-se e desenvolver relações mais saudáveis. Funciona como um gatilho de desenvolvimento de potencial. Trata-se de uma actuação sistematicamente programada para provocar mudanças válidas nas pessoas, com um bom grau de permanência.
Coaching de Liderança Assistido por Cavalos
O conceito de formação em liderança assistida por cavalos já foi testada na Europa (Espanha, Alemanha), no Brasil, nos EUA e Canadá com grande êxito nos mais variados quadros médios e superiores. A IBM, a HP, a Mercedes, 3M, Volkswagen, Deutsche Bank, Janssen são algumas das empresas que já investiram neste formato vivencial de desenvolvimento de competências.
Os cavalos surgem como elemento chave nesta abordagem original e vicariante. O factor crítico de sucesso desta metodologia prende-se com o feedback precioso que podemos obter através do comportamento dos cavalos. Através da interacção com os equinos cada participante identifica os seus pontos fortes e as suas áreas de melhoria no que toca ao seu posicionamento enquanto elemento influenciador.
A experiência com cavalos é forte e emocional, fica gravada na memória, assegurando tomadas de consciência, discernimento e clareza em termos de visão, objectivos e resultados.
Desafío proposto:
- Sair da zona de conforto, enfrentar o desconhecido e encontrar os recursos internos que existem mas podem estar adormecidos.
- Liderar a 360º onde a influência ganha importância sobre o cargo hierárquico;
- Partilha de ferramentas de liderança, que cada participante pode aplicar consigo próprio para liderar cada vez mais pelo exemplo, usando a razão e o coração.